Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

2017: Ano Novo, Metas Novas

Bom dia '5amClubers'!! Como estão as coisas?

Hoje, quarto dia útil do ano, já deu para colocar a rotina em ordem? Nem parece, mas o ano está passando rapidamente e não temos tempo a perder. Se não conseguiu voltar a acordar cedo em 2017 ainda, vamos começar HOJE? Sim! Hoje, vá dormir mais cedo e amanhã 5h esteja pronto para sua rotina diária, volte a praticar exercícios, a meditar, a estudar... Não fique parado! 

Início de ano estamos sempre planejando nossa vida para os próximos 365 dias né? Você já criou suas metas pessoais? O que você quer conquistar em 2017? 

Vou aproveitar essa data e esse post para te mostrar uma técnica que tive contato há cerca de 2 anos e que tem funcionado perfeitamente comigo, seja na vida pessoal, seja no trabalho, trabalhos em equipe etc.

Você já ouviu falar da metodologia SMART de elaboração de metas?

Metas espertas

SMART vem do acrônimo que significa esperto em inglês e é a abreviação de 5 critérios que precisam estar presentes em todas as metas que você estabelecer em sua rotina. São eles: 


S (Especificidade), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

S (Specific): Especificidade

O primeiro critério para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica. Quantas vezes você ouviu alguém dizendo:  “Este ano quero fazer uma pós-graduação”. Excelente, mas em quê? Marketing? Finanças? 
Nesse caso, precisamos ser específicos: defina o tempo de duração do curso, a instituição e a modalidade (presencial ou a distância), por exemplo.

M (Mensurable): Mensurável

Já dizia Peter Drucker que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado e melhorado. Portanto, depois de especificar sua meta você deve ser capaz de mensurá-la.  Pense em termos financeiros, de tempo e de resultados, qual patamar você quer atingir em sua meta?

A (Attainable): Alcançável

Quando for construir suas metas SMART, é indispensável deixar a meta mensurável, mas de forma que os números dela possam ser atingíveis. Sonhos não têm limites, mas metas precisam ter! 
Entretanto, não há nada de errado em possuir metas altas, pelo contrário, quando você mira alto, as chances de acertar algo abaixo são bem maiores do que se você já decidisse perseguir uma meta pequena. Nesse momento, utilize de bom senso, ok?

R (Relevant): Relevante

As metas são ainda mais desafiantes quando fazem sentido em relação ao seu propósito de vida ou a algo que o faz sentir realizado. Caso contrário, você não sentirá motivação para persegui-la, concorda? Estabeleça metas que o tragam sentimento de realização. 

T (Timely): Temporal

Por último, mas não menos importante: toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Se uma meta não possui uma data de entrega, ela com certeza será adiada, portanto estabeleça prazos para qualquer meta que você decidir colocar em prática.

E aí?! O que você achou desse método? Já tinha ouvido falar? 
Já estabeleceu suas metas para 2017? Quer compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

Aaah! E não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram @my5amclub.

Abraços e até a próxima semana.